Um primeiro passo na construção de sistemas de controle de acesso eficiente é a existência de eclusas, constituídas de portões duplos internos travados que impedem as entradas oportunistas dos criminosos. Seja tanto na entrada de pedestres como na de carros, o portão interno só deverá ser aberto pelo profissional de segurança com a certeza que todas as pessoas que estão no interior da eclusa foram devidamente identificadas e que estão autorizadas a acessar o condomínio.

Além disso, é importante definir como será concedido o acesso às pessoas de forma a tornar eficiente e eficaz o sistema. A tecnologia atualmente fornece alternativas bastante interessantes para o controle de acesso. Nesse caso, para controlar o acesso de pessoas, o condomínio pode utilizar sistemas de identificação por cartões magnéticos, por código de barra, biometria e até mesmo reconhecimento facial. Já para controlar o acesso de veículos, tem sido bastante utilizados controles remotos atrelados a placa, modelo de veículo e morador. Assim, ao acionar o controle, um painel indica ao profissional de segurança as informações que devem ser confirmadas. Somente após essas confirmações, a entrada é autorizada.

Equipamentos e Recursos Tecnológicos em Condomínios

Cadastros de moradores, de visitantes e de veículos devem ser feitos por softwares adequados que registram as fotos e os horários de entrada e saída. Além disso, deve existir um apoio através de câmeras de segurança, que inibem a ação de criminosos e dão apoio para as equipes de segurança no controle de acesso ao prédio. Recomenda-se que todas as imagens sejam gravadas local e remotamente aumentando os riscos da ação criminosa.

A segurança assim como os perímetros devem ser protegidos por alarmes, cercas elétricas e concertinas, impedindo o acesso ao condomínio e facilitando a identificação caso alguém deseje invadir o Condomínio.

A guarita onde permanecem os profissionais de segurança que realizam o controle de acesso é um componente fundamental para aumentar a segurança do condomínio. É importante que ela seja bem localizada, permitindo fácil visualização das entradas e que possua boa estrutura com banheiro e móveis adequados, oferecendo boas condições de trabalho para o profissional. Recomendamos bastante que seja blindada e permaneça o maior tempo possível trancada, se possível com controle de abertura monitorado remotamente, impedindo o acesso de pessoas externas. Para isso é importante existir um sistema de passa-volume que permita a entrega de chaves, mercadorias e encomendas sem precisar abrir a porta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário